quinta-feira, 24 de maio de 2012

Exercícios de orações coordenadas e subordinadas


 Exercícios de orações coordenadas e subordinadas
1 – Classifique as orações coordenadas destacadas.
a)      A natureza oferece ao homem espetáculos grandiosos de beleza; por isso devemos retribuir esse gesto com dignidade e respeito.
b)     Perceba o equilíbrio da natureza e se integre à harmonia do ambiente.
c)      Ou nós aprendemos a proteger o planeta, ou sofreremos as consequências, pois dependemos dele para nossa sobrevivência.
d)     O homem deve procurar não só o desenvolvimento, mas também preocupar-se em não exaurir ou agredir a natureza.
e)      O homem admira a natureza, mas nem sempre a preserva.
2 – Reescreva os períodos, completando-os da maneira indicada.
a)      Respeite a natureza ... (coordenada sindética explicativa)
b)      Respeite a natureza ... (coordenada sindética aditiva)
c)      Respeite a natureza ... (coordenada sindética alternativa)
d)      Use produtos naturais ...( coordenada sindética adversativa)
e)      Uso sempre produtos naturais recicláveis...( coordenada sindética conclusiva)
3 – Explique a relação estabelecida pelo conectivo destacado entre os fatos expressos nos seguintes períodos compostos por coordenação.
a)      A natureza é a fonte da vida, portanto devemos preservar o meio ambiente.
b)      Todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, porém várias pessoas desrespeitam esse direito.
c)      Aquele grupo ecológico protegerá a fauna e a flora, promoverá educação ambiental e conscientizará a população sobre a preservação do meio ambiente.
d)      Ora os recursos naturais são recuperados por quem os utiliza, ora a preservação do meio ambiente é ignorada.
e)      O homem, através da história, fez grandes e maravilhosas conquistas científicas e tecnológicas, no entanto não conseguiu construir uma sociedade equilibrada e harmoniosa.
f)       Tentei entendê-lo, contudo desisti.
g)      Tive que dar um não só uma bronca, mas também um cascudo.
h)      Ele não só come, mas também bebe de tudo.
i)        Dei a ela todo meu amor, por isso exijo uma resposta.
j)        Há milhões de crianças de rua, pois as políticas públicas são ineficientes.
4 – Complete os períodos seguintes, empregando a conjunção coordenativa que estabeleça a relação adequada entre as orações. Depois classifique a oração iniciada pela conjunção.
a)      Ainda é dia, ............ já posso ver uma estrela no céu.
b)      Você fará o trabalho sozinho ......... alguém irá ajudá-lo?
c)      Saia agora mesmo .......... ainda há tempo para o início do filme.
d)      Alice abriu a geladeira ........  pegou uma fruta.
e)       Marina não veio à reunião, .......... será expulsa do clube.

Orações Subordinadas Adverbiais : temporais, causais, consecutivas, finais, condicionais, concessivas, conformativas, comparativas e proporcionais.     Fonte: Lendo e Interferindo_(194 a 201)
1 – Classifique as orações subordinadas destacadas nos seguintes períodos a seguir.
a)      Quando passeiam pelo shopping, os adolescentes apreciam as vitrines e as marcas.
b)     As campanhas publicitárias exageram as qualidades do produto para que o consumidor se entusiasme por ele.
c)      Se o jovem for conquistado pela campanha publicitária, será um futuro consumidor.
d)     Se a campanha publicitária for criativa ela conquistará um maior número de consumidores.
e)      Os filhos preocupam os pais porque são tiranos.
f)       Os filhos exigem tanto dos pais que se tornam verdadeiros tiranos.
g)      As vendas cresceram como haviam previsto.
h)     Algumas campanhas publicitárias são tão criativas que seduzem o consumidor.
i)        Os jovens de hoje são mais democráticos porque foram criados com mais liberdade.
j)        Atualmente os pais agem com menos tirania para que não sejam considerados politicamente incorretos.
k)      Caso houvesse censura, muitas propagandas não seriam veiculadas.
l)        Mal a campanha começou, as vendas do produto aumentaram.
m)   Os jovens consomem mais que os adultos.
n)      À medida que os preços subiam, as vendas caiam.
o)     Quando a campanha foi lançada, as vendas foram um sucesso.
p)     Embora fosse muito caro, continuava desejando o produto.
q)     Segundo a firmam os especialista, todo homem é bobo.
r)       Já que a campanha não tinha sido lançada, o produto permanecia nas prateleiras.
s)       O sucesso da garota foi tão grande que ajudou a vender o produto.
t)       Tudo era feito a fim de que o público fosse conquistado.
u)     Se tivesse mesada, a gastaria toda no shopping.
v)      Enquanto os garotos economizam 24% de sua mesada, as meninas guardam 18%.
w)    As empresas precisam investir no público adolescente para que uma relação duradoura seja estabelecida com seu consumidor.
x)      A meninas consomem com tanta voracidade que compõem um mercado bilionário.
2 – Reescreva os períodos, completando-os de acordo com as orientações entre parênteses.
a)      Muitos adolescentes se deixam levar pelas propagandas .................................................(sub. Adv. Causal)
b)      São tantas novidades...................................................................................................(sub.Adv.Consecutiva)
c)      As vendas sempre acontecem ............................................................................... (sub. Adv. Conformativa)




2 comentários: