quinta-feira, 4 de novembro de 2010

RENOVAR O AMOR PELA PROFISSÃO

Quantas vezes você já se perguntou se está na profissão certa? Quantas vezes teve vontade de desistir de tudo e deixar de ser professora? Quantas vezes você se sentiu diminuída por alunos que deixaram de reconhecer o seu empenho? Eu poderia listar dezenas de questionamentos que passam pela cabeça de um educador antes de ter a certeza se está exercendo a profissão certa.
Ultimamente tenho passado por uma prova. Fora da sala de aula há quase nove meses, me dediquei aos meus alunos particulares e vi que realmente estou fazendo o que gosto. Sabe como descobri isso? Olhando cada um deles individualmente. Passei a amá-los, tomei para mim as dificuldades deles e vejo neles um potencial que talvez, outros não veem.
Percebi que eu não posso tratá-los da mesma maneira, porque são tão diferentes, reagem de maneiras diferentes, aprendem de maneiras diferente, amam, ouvem, estudam, interagem, expressam-se de diferentes formas. Isso é incrível! Eu estou tendo uma visão que jamais tive e posso ter a certeza que estou na profissão certa.
Não há nada mais prazeroso do que ver o sorriso de uma criança quando consegue resolver um cálculo ou responder a questão de qualquer outra disciplina. Não há nada mais prazeroso do que compartilhar a vitória daquele que só colecionava frustração, que estava desacreditado ou decepcionado com a escola.
Tenho tido tantas alegrias ao ver meus anjinhos progredindo.Só sei de uma coisa, a pedagogia do amor é maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário