quinta-feira, 4 de novembro de 2010

DINÂMICA NA AULA DE REDAÇÃO

Amados,
tem uma dinâmica que realizo no primeiro dia de aula com a turma de Redação.
Peçam que cada um escolha uma palavra dentro da classe gramatical que eles conhecem, caso não conheçam, ou não lembrem, especifiquem (verbo, adjetivo, substantivo, advérbios) os mais importantes para a dinâmica.
Depois que todos tiverem escrito as palavras, peçam para que o primeiro da roda inicie a narrativa a partir de uma palavra sorteada no meio das outras que foram misturadas. A pessoa que pegar o próximo papel com a outra palavra terá que usá-la na sequência da narrativa.
É importante observar a sequência da história para que não se percam.
Essa é uma dinâmica interessante que aprendi e adaptei a fim de, no primeiro contato com a turma, fazer uma avaliação dos alunos e saber quais os mais inibidos, os mais comunicativos, os mais espontâneos, além de trabalhar a criatividade e a oralidade.
É ótimo para "quebrar o gelo" e deixar a turma à vontade. No início alguns sentem vergonha, mas logo depois todos começam a rir da história que é contada.

Abraços.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A dinâmica é muito boa, mas você poderia descrever mais os procedimentos e etapas da dinâmica para a pessoa que está lendo visualizar melhor a execução da dinâmica. É apenas uma sugestão.

    ResponderExcluir